domingo, 3 de maio de 2009

COMPREENDENDO A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

1.2. A Sociedade
A transição do século XX para o século XXI está marcado pelo processo de globalização que expandiu-se em nosso planeta, diminuindo distâncias e facilitando o acesso as informações. Os meios de comunicação progrediram de forma acelerada interligando cada ponto do planeta numa velocidade surpreendente. Mas por outro lado, há um paradigma incontestável. Como diz Rios, separou-se o sujeito do conhecimento, o objeto do conhecimento. As pessoas não se percebem sujeitos esta sociedade.

“Uma das características desse mundo é o que Hobsbawm (1997:7) chamou de “presentismo”, uma consideração apenas do momento presente, desligamento das raízes do passado e ausência de perspectiva em relação a continuidade da vida e da Historia...”(RIOS, 2002,p.36)

As pessoas não refletem mais sobre o porquê se surgiu uma sociedade. Os homens esqueceram que se tornaram homens, por um conjunto de intercâmbios que somatizaram em relações diversas. Atualmente percebe-se tal relação deixada para segundo plano. Nossa sociedade tornou-se relações de produção e consumo, mídia, organizações políticas corruptas, a degradação ambiental, a falta de equilíbrio e harmonia, falta de tolerância étnica e religiosa, estas são apenas expressões maiores da perda da sensibilidade da população humana.

“O pensamento hoje em dia está distorcido está voltado ao lucro imediato e um objeto só é útil de fato se em série puder ser produzido e sua venda no mercado garantido só que nós não podemos esquecer que o ser humano precisa ter prazer pois ele também tem sensibilidade e enquanto existir humanidade o fenômeno estético não irá morrer.”(GALLO,1999, p.93)
Referências Bibliográficas
GALLO, Sílvio (coord). Ética e Cidadania – Caminhos da Filosofia. 5. ed.São Paulo: Papirus, 1999.
RIOS. Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar. Por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez. 3.ª edição, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário