GARCIA, Regina L. Revisitando a Pré-escola. 3.ª edição. São Paulo: Cortez, 1997.
Este livro discute uma proposta política empenhada em democratizar o acesso aos bens culturais.
O VALOR DAS INTERAÇÕES SOCIAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
As interações sócias estabelecidas entre as crianças e destas com os adultos podem contribuir pra emergência de conhecimentos mais complexos durante o processo de aprendizagem. É a teoria de Vygotsky que orienta esta investigação.
No final da década de 80, a alfabetização vem sendo pensada numa perspectiva de valorizar a construção do conhecimento da leitura e da escruta, dando importância a interação social como motor dessa construção, apropriando-se de diálogos, interlocução e confronto de pontos de vista entre sujeitos envolvidos neste processo.
Uma Experiência de alfabetização na Abordagem Sócio-Interacionista
Esta baseia-se na proposição de atividades significativas e desafiadoras que favorece o emergir dos conhecimentos e amplia o universo simbólico dos sujeitos.
Trabalhar na produção coletiva de textos, investigando o cotidiano da sala de aulas e as interações sociais m esta fundamentada no pressuposto de que as crianças antes de ingressarem na escola já detêm um conhecimento do sistema lecto-escrita. Como coloca Teberosky, as crianças não são totalmente iletradas, por isso mão saber ler e escrever e desconhecer padrões formais do sistema da escrita não são motivos pra que a escola se esquive de trabalhar com textos.
Para isso deve se analisar os processos interacionais estabelecidos entre parceiros e adulto como: repetição, associação, percepção de que a escrita serve para registrar a fala.
Durante o processo interacional compartilhar repetições, mesclá-las a diferentes formas de associações são comportamentos presentes no decorrer da construção de texto. Repetir intui-se assegurar-se do saber, imitando e reafirmando a idéia do outro. Essa imitação verbal na perspectiva walloniana consolida o colocado no grupo.
A estratégia de associação revela um outro modo de apropriação do conhecimento, trazendo o conhecimento formal par aperto de si. Na perspectiva piagentiana a atitude de associar revela uma tentativa de acomodar o conhecimento que esta tendo acesso.
A Escrita vista Pelos Alfabetizandos como Instrumento de Registro da Fala
O processo interacional incentivado em sala de aula contribui para o conhecimento da construção do conhecimento, contribuindo de modo significativo para que a escola exerça com maior propriedade a sua função, isto é, seja capaz de transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade de maneira vida e interessante.m melhorando a qualidade do ensino no processo de alfabetização.
A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O MUNDO LETRADO
A criança vive numa sociedade letrada muito antes de entrar na escola. A aquisição da língua escrita é imprescindível para que ela tenha ampliada as suas possibilidades de entender e intervir na realidade. Entretanto, nem todas apresentam interesse pela alfabetização durante a educação infantil, pois ainda não estão motivadas. A criança quando motivada quer entender como se escreve e lê certa palavra e se torna capaz de construir suas categorias de pensamento, organizar suas idéias e assim entender o que deseja.
A Alfabetização na Educação Infantil
Antes dos anos 70, acreditava-se que as crianças não possuíam nenhum entendimento ou conhecimento com relação a escrita.
A realidade atual nas escolas infantis esta muito diferente daqueles descritas nas décadas passadas. Sabemos que as crianças não precisam freqüentar uma escola para terem contado com a escrita, portando, a criança convive com a leitura e escrita em todos os momentos, manejando historias infantis, lendo embalagens, observando outdoors, propagandas, vitrines, entre outros. Quanto mais se oferecer a criança o contado com diferentes linguagens, maior será seu universo cultural. As escolas precisam estar atentas ao momento certo de começar a introduzir a alfabetização.
O desenvolvimento da linguagem escrita não é a única razão de ser da educação pré-escolar, deve se preocupar em desenvolver ações que envolvam o conhecimento, socialização, construção da autonomia, criatividade, solidariedade, cooperação e autoconfiança. Proporcionar um ambiente desafiador, respeitando a espontaneidade e a criatividade da criança, favorecendo informações sobre o mundo que a cerca, satisfazendo as necessidades emocionais, sociais e físicas.
Durante muitos anos, acreditou se que ela tinha funções de formar hábitos atitudes e prepará-las para o ingresso a 1.ª serie. Priorizava atividades que envolvessem desenhar, recortar, colar, pintar, modelar, correr, ouvir, cantar, entre outros.
Nas décadas de 60 e 70, segundo o ABC, testes de prontidão, acreditavam-se que a criança poderia ou não começar sua aprendizagem sistemática se tivesse um mínimo de maturidade, coordenação motora, bom quociente intelectual e um mínimo de linguagem.
Hoje, com as mudanças, a pré-escola tem que dar contato a leitura e a escrita, tomando da realidade e dos conhecimentos infantis com ponto de partida e os ampliando, através de atividades que tem significado concreto, assegurando novas aquisições de conhecimento.
Porem pra Cagliari aos 5 anos uma criança já esta mais do quem pronta a ser alfabetizada, mas isso não significa que ela queira ser alfabetizada. O mais importante não é a idade mas a vontade do aluno de se alfabetizar.
Aprender a ler e escrever requer integração, natureza intuitiva usar apropriadamente a língua como instrumento de comunicação. Exige um determinado estagio de amadurecimento global. Enquanto esse estágio não tiver sido atingido pela criança, não convém forçá-la a adquirir uma habilidade que ainda não esta preparada.
Lima escolhe a idade de 7 anos para alfabetizar por achar que estão capacitadas por já possuírem, uma estrutura mental operatória e compreender regras e obedecê-las e organizar-se no mundo e organizá-lo.
Tais opiniões geram conflitos na educação infantil.
Para Cagliari, alfabetizar é aprender ler e escrever, quando o aprendiz descobre como o sistema de escrita funciona, aprende a ler e decifrar a escrita.
Kramer e Abramoray entendem a alfabetização como um processo ativo, em permanente construção, acredita que na pré-escola deve extrapolar as vogais, escreve ro nome contar de zero a dez. na rede privada, a ansiedade dos pais está relacionado a um melhor aproveitamento do ano escolar considerando o investimento financeiro.
Ávila defende a idéia de uma adaptação ao processo não tornando a pré-escola uma primeira serve, mas também não retirando das paredes vestígios de escrita.
Para Ferreiro, na sala de aula pré-escolar deve haver coisas para ler. Ela se alfabetiza de acordo com os estímulos e o meio em que está inserido, não precisamos forçar assim uma alfabetização precoce. Oferecer um contado com a leitura e a escrita permite experiências novas, mas em nenhum momento um trabalho imposto.
A educação infantil não deve ter a função social, mas oferecer condições para que decifre o mundo que a cerca. Deve se respeitar o ritmo próprio de cada crianças.
Considerações Finais
Não se tem provado se deve ou não alfabetizar crianças de 4 ou 5 anos.
Para a autora tem tempo pra tudo, não podemos forçar algo que a criança não tem vontade. A escola deve ser um lugar agradável, e desenvolver todas as habilidades da criança, social e de interação com os outros. A alfabetização na educação infantil só deve acontecer se mudar os conteúdos e a proposta da primeira serie.
A escruta deve ser prazerosa, nessa escolaridade, com o objetivo de conhecer e não como obrigação de aprender.
Destaca trabalhar com:
• Conhecer e escrever seu nome e dos colegas;
• Ouvir e contar histórias, dramatizações
• Contato com livros, encartes de jornais e revistas;
• Participar de feiras, museus, peças teatrais;
• Conhecer o alfabeto e identificar palavras entre outros.
Mas, se alguma criança tiver interesse alem, não devemos desmotivá-la. A alfabetização deve ser natural, partindo do interesse de cada um, pois temos nosso próprio ritmo.
OLÁ, MUITO LEGAL SEU BLOG....Parabéns!! Está me ajudando muito em meus estudos.... GOSTARIA DE SABER SE VC POSSUI ALGUNS OUTROS RESUMOS.....SÃO ELES:
ResponderExcluirBRANDÃO, Carlos da Fonseca. Estrutura e Funcionamento da Educação. Editora: Avercamp, 2004.
ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. Série Pensamento e Ação no magistério. São Paulo: Scipione, 2000.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicação educacionalista da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. São Paulo: Artmed.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: Por uma docência da melhor qualidade. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
Se os tiver poderia compartilhar comigo??Obrigada, julianainhan@hotmail.com
Juliana Inhan
Olá Lídia, adorei o seu blog, me ajudou muito,estou estudando para um concurso e não consegui algumas coisas ainda, será que você tem??? Já que você tem tanto material interessante!
ResponderExcluirUma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar – Orly Zucatto Mantovani de Assis – Editora Artes Médicas;
Atividades na Pré-Escola – Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas, editora Saraiva;
Pré- Escola: Uma Nova Fronteira Educacional – Paulo Nathanael Pereira de Souza, Editora – Livraria Pioneira São Paulo
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar
Prática Psicomotora na Pré-Escola – Vera Miranda Gomes, editora Àtica
Pré Escola, tempo de educar – Maria Lucia Thiessen, Ana Rosa Beal, Editora Ática
A Psicologia da Criança – Jean Piaget e B. Inhelder – editora Bertrand Brasil S.A. – R. de Janeiro
Plano Escolar – caminho para a autonomia – Akiko Oyafuso e Eny Maia – Esxtra Publshing Comf. Ltda
Jogos em Grupo na Educação Infantil – Constance Kamii e outros
Conversando sobre Educação em Valores Humanos – Marilu Martinelli – Editora Perirópolis
Aprendizagem da Linguagem Escrita – Liliana Tolchinsky Landsmann
Psicologia na Educação – Davis, Claudia – editora Cortez
Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros – Editora Ática
Ensino: as abordagens do processo – Maria da Graça N. Mizukami
Violência e Educação – Regis de Morais – Papirus editora
Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento – César Coll Salvador – Editora Artes Médicas
Escola- leitura e produção de textos – Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodriguez – Editora Artes
Médicas
A Organização do Currículo por projetos de trabalho – Fernando Hernandez Montserrat Ventura – Editora Artes Médicas
Repensando a Didática – Antonia Osima Lopes, Ilma Passos Alencastro Veiga e outros – Papirus Editora
Legislação
A Educação na Legislação Brasileira Atual
Relação entre Educação, Escola e Sociedade
meu e-mail é vaheloisa@hotmail.com
Desde já agradeço!
Olá a professora te respondeu? Pois tambem estou estudando para um concurso e preciso desses resumos.... Desde já agradeço.... meu email deborafp20@gmail.com
ExcluirOlá a professora te respondeu? Pois tambem estou estudando para um concurso e preciso desses resumos.... Desde já agradeço.... meu email deborafp20@gmail.com
ExcluirOla, Desculpe, minha vida anda corrida demais e vejo muito pouco os comentários, aqui. Desde 2012 estou com dois cargos em Arte, fiz a especialização em Historia da Arte e ainda estava com algumas aulas esporádicas mas todas em Arte. No momento estou fazendo Planejmaneto, Implementação e Gestão em EaD. Bibliografias pedagógicas estou sem tempo para poder verificar e explorar, Sinto muito
ExcluirBoa Noite!Professora estou me preparando para fazer concurso como recEscola- leitura e produção de textos – Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodriguez – Editora Artes
ResponderExcluirMédicas
A Organização do Currículo por projetos de trabalho – Fernando Hernandez Montserrat Ventura – Editora Artes Médicas
Repensando a Didática – Antonia Osima Lopes, Ilma Passos Alencastro Veiga e outros – Papirus Editora
Legislação
A Educação na Legislação Brasileira Atual eber resumo do livro meu e-mail:mar-li-c@hotmail.com desde ja obrigada
Olá professora!!!
ResponderExcluirO seu blog me ajudou muito, pois encontrei alguns resumos que estava precisando, porem queria saber se podes me ajudar com estes outros livros:
Uma nova metodologia de educação pre-escolar - Orly Zucatto Mantovani de Assis
Atividades na pre-escola - Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas
Aprendizagem da Linguagem escrita - Liliana Tolchinsky Landsmann
Desde já agradeço,
Abraços,
Letiele.
Oi gostei do seu blog estou fazendo pedagogia,muito legal.Parabéns Valquiria.
ResponderExcluirBoa tarde!Estou me preparando para um concurso e preciso do resumo de alguns livros que infelismente não estou encontrando. Qualquer um que a senhora puder me arrumar me ajudará muito.
ResponderExcluir1- Idéias 14 (experiencias de desenvolvimento de pessoal na área de educação pré escolar no Estado de São Paulo;
2- Idéias 7 - o cotidiano na pre escola- F.D.E. 1990;
3-Uma metodologia de Educação Pré escolar- Orly Zucatto Mantovani de Assis;
4-Piaget para a educação pre escolar- Constance Kamii Rheta DeVries;
5- Convivendo com a pre escola(teoria e pratica da educação pre escolar)- Denise Branco de Araujo, Célia Regina Mineiro , Nancy Trindade Kozoly;
6- Atividades na pre escola- Idalina Ladeira Ferreira; SarahP. Souza Caldas;
7-Pré -Escola: uma fronteira Educacional- Paulo Nathanael pereira de Souza;
8- Modelo pedagogico para educação pre escolar- Secretaria de Estado da educação - São Paulo, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagogicas Fundação para o livro escolar;
9-Pratica Psicomotora na pre escola- Vera Miranda Gomes;
10- Pre escola : tempo de educar- Maria Lucia Thiessen, Ana Rosa Beal;
11-A Educação pre escolar (fundamentos e didatica)- Marieta Lucia Machado Nicolau;
12- A psicologia da criança- Jean Piaget e B. Inhelder;
12- Plano escolar- caminho para a autonomia- Akiko Oyafuso e Eny Maia;
13- Por que planejar? Como planejar?- Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna;
14-Jogos em Grupo na educação infantil- Constance Kamii e outros;
15- Conversando sobre Educação e Valores humanos- Marilu Martinelli;
16- Aprendizagem da Linguagem escrita- Liliana Tolchinsky Landsmann;
17- Piaget- O dialogo com a criança e o desenvolvimento d raciocinio- Maria da Gloria Seber
18- A criança e o número _ Constance Kamii
Desde já agradeço sua atenção.
Ola, Desculpe, minha vida anda corrida demais e vejo muito pouco os comentários, aqui. Desde 2012 estou com dois cargos em Arte, fiz a especialização em Historia da Arte e ainda estava com algumas aulas esporádicas mas todas em Arte. No momento estou fazendo Planejmaneto, Implementação e Gestão em EaD. Bibliografias pedagógicas estou sem tempo para poder verificar e explorar, Sinto muito
ExcluirOlá Lídia!
ResponderExcluirEu também estou precisando da bibliografia acima. Se puder, me ajude.
Grata!
meu e-mail: alessandramad@oi.com.br
Olá Professora... Será que a senhora tem o resumo desses livros, pois eu tbem to me preparando pro concurso e nao tenho essas obras que preciso tanto nesse momento. Atividades na Pré-Escola – Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas, editora Saraiva;
ResponderExcluirA Psicologia da Criança – Jean Piaget e B. Inhelder – editora Bertrand Brasil S.A. – R. de Janeiro
Psicologia na Educação – Davis, Claudia – editora Cortez
Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros – Editora Ática
Ensino: as abordagens do processo – Maria da Graça N. Mizukami
Violência e Educação – Regis de Morais – Papirus editora
Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento – César Coll Salvador – Editora Artes Médicas
Escola- leitura e produção de textos – Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodriguez – Editora Artes
Médicas
A Organização do Currículo por projetos de trabalho – Fernando Hernandez Montserrat Ventura – Editora Artes Médicas
Repensando a Didática – Antonia Osima Lopes, Ilma Passos Alencastro Veiga e outros – Papirus Editora
Ola, Desculpe, minha vida anda corrida demais e vejo muito pouco os comentários, aqui. Desde 2012 estou com dois cargos em Arte, fiz a especialização em Historia da Arte e ainda estava com algumas aulas esporádicas mas todas em Arte. No momento estou fazendo Planejmaneto, Implementação e Gestão em EaD. Bibliografias pedagógicas estou sem tempo para poder verificar e explorar, Sinto muito
ExcluirOLA PROFº LIDIA!!!
ResponderExcluirESTOU PRECISANDO DE ALGUNS RESUMOS DE LIVROS E NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENCONTRAR.
POR GENTILEZA,SERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR?
SÃO ESSES OS LIVROS.
PIAGET PARA EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR- CONSTANCE KAMII
PRÉ ESCOLA, TEMPO DE EDUCAR - THIESSEN, MARIA LUCIA.BEAL, ANA ROSA.
LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM -VIGOTSKY ,LURIA.A.R.
O DIÁLOGO COM A CRIANÇA E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO -SEBER, MARIA DA GLORIA . PIAGET.
APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA -LANDSMANN,LILIANA TOLCHINSKY
REPENSANDO A DIDÁTICA - LOPES,ANTONIA OSINA ET AL.
POR QUE PLANEJAR? E COMO PLANEJAR?- MENEGOLLA, MAXIMILIANO, SANT ANA.
AS ABORDAGENS DO PROCESSO- MIZUKAMI, MARIA DA GRAÇA N. ENSINO.
VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO-MORAIS, REGIS
GRATA.
PROF TELMA VILARINS
14/07/2013.
ola adorei seu blog gostaria de aber se vc tem eses livros
ResponderExcluirASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FERREIRA, Idalina Ladeira; CALDAS, Sarah P. Souza. Atividades na Pré-Escola. São Paulo: Editora Saraiva, 1982.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2004.
GARCIA, Regina Leite. Revisitando a Pré-escola. São Paulo: Cortez, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1995.
______. Avaliação na Pré-escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1998.
______. Jogos em Grupo na Educação Infantil. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da Linguagem Escrita. São Paulo: Ática, 1998.
LA TAILLE, Yves de. Piaget. Vygotsky. Wallon: teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como Planejar? São Paulo: Editora Vozes, 1999.
PIAGET, Jean; Inhelder, B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.
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SEBER, Maria da Glória. Piaget: O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo: Scipione, 1997.
SOUZA, Paulo Nathanael Pereira de. Pré-Escola: Uma Nova Fronteira Educacional. São Paulo: Livraria Pioneira, 1986.
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VINHA. Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras, 2003
Ola, Desculpe, minha vida anda corrida demais e vejo muito pouco os comentários, aqui. Desde 2012 estou com dois cargos em Arte, fiz a especialização em Historia da Arte e ainda estava com algumas aulas esporádicas mas todas em Arte. No momento estou fazendo Planejmaneto, Implementação e Gestão em EaD. Bibliografias pedagógicas estou sem tempo para poder verificar e explorar, Sinto muito
ExcluirOla! Lídia. Que bom que existe pessoas como você, será que vc poderia me ajudar? Vou fazer um concurso e preciso de ajuda, você tem essas resenhas?
ResponderExcluirHOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1995.
KAUFMAN, Ana Maria; RODRÍGUEZ, Maria Elena. Escola: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LOPES, Antonio Osina et al. Repensando a Didática. 1° ed. Campinas: Papirus, 1991.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo, Cortez, 2002.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Ed. Artmed- 1999.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
WALLE, John A. Van de Ensinando de professores e aplicação em sala de aula. 1° Ed. São Paulo: Artmed, 2009.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
Desde já, agradeço!
Meu e-mail: laurinete4pedagogiafiu@hotmail.com
Ola, Desculpe, minha vida anda corrida demais e vejo muito pouco os comentários, aqui. Desde 2012 estou com dois cargos em Arte, fiz a especialização em Historia da Arte e ainda estava com algumas aulas esporádicas mas todas em Arte. No momento estou fazendo Planejmaneto, Implementação e Gestão em EaD. Bibliografias pedagógicas estou sem tempo para poder verificar e explorar, Sinto muito
ExcluirOlá, Profª Lídia!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, ajudou muito nos meu estudos.
Por gentileza, gostaria de saber se a professora tem a bibliografia de :
HOFFMANN, Jussara: Avaliação Mediadora. Educação e Realidade. MAIA, Eny. OYAFUSO, Akiko: Plano Escolar: caminho para a autonomia. São Paulo. CTE – Cooperativa Técnica Educacional. 1.998.
Não estou conseguindo achar em nenhum lugar.
Desde já, agradeço!
Meu email: loren.lopo@gmail.com