sexta-feira, 12 de março de 2010

RESUMO DE LIVROS - HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora; Um

HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora; Uma Pratica da Construção da Pré-escola a Universidade. 17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE
São vários os fatores que dificultam a superação da prática tradicional, como: a crença que a manutenção da avaliação classificatória garante ensino de qualidade, resistência das escolas em mudar por causa da possibilidade de cancelar matriculas, a crença que escolas tradicionais são mais exigentes.
Sobre a avaliação tradicional, ela legitima uma escola elitista, alicerçada no capitalismo e que mantém uma concepção elitista do aluno.
Entretanto, uma escola de qualidade se da conta de que todas as crianças devem ser concebidas sua realidade concreta considerando toda a pluralidade de seu jeito de viver. Deve se preocupar com o acesso de todos, promovendo-os como cidadãos participantes nessa sociedade.
O desenvolvimento máximo possível do ser humano depende de muitas coisas além das da escola tradicional como memorizar, notas altas, obediência e passividade, depende da aprendizagem, da compreensão, dos questionamentos, da participação.
O sentido da avaliação na escola, seja ela qual for a proposta pedagógica, como a de não aprovação não pode ser entendida como uma proposta de não avaliação, de aprovação automática. Ela tem que ser analisada num processo amplo, na observação do professor em entender suas falas, argumentos, perguntas debates, nos desafios em busca de alternativas e conquistas de autonomia.
A ação mediadora é uma postura construtivista em educação, onde a relação dialógica, de troca discussões, provocações dos alunos, possibilita entendimento progressivo entre professor/aluno.
O conhecimento dos alunos é adquirido com a interação com o meio em que vive e as condições deste meio, vivências, objetos e situações ultrapassam os estágios de desenvolvimento e estabelecem relações mais complexas e abstratas, de forma evolutiva a partir de uma maturação. O meio pode acelerar ou retardar esse processo. Compreender essa evolução é assumir compromisso diante as diferenças individuais dos alunos.
Quanto ao erro, na concepção mediadora da avaliação, a correção de tarefas é um elemento positivo a se trabalhar numa continuidade de ações desenvolvidas. O momento da correção passa a existir como momento de reflexão sobre as hipóteses construídas pelo aluno, não por serem certas ou erradas, problematizando o dialogo, trocando idéias. Os erros construtivos caracterizam-se por sua perspectiva lógico-matemática.
A avaliação mediadora possibilita investigar, mediar, aproximar hipóteses aos alunos e provocá-los em seguida; perceber pontos de vistas para construir um caminho comum para o conhecimento científico aprofundamento teórico e domínio do professor. Pressupõe uma análise qualitativa, uma avaliação não de produto, mas do processo, se dá constantemente através de cadernos, observações do dia a dia, é teórica usa-se registros.
A avaliação mediadora passa por três princípios: a de investigação precoce (o professor faz provocações intelectuais significativas), a de provisoriedade (sem fazer juízos do aluno), e o da complementaridade (complementa respostas velhas a um novo entendimento). Cabe ao pesquisador descobrir o mundo, mas cabe ao avaliador torná-lo melhor.
A mediação se dá relacionando experiências passadas às futuras, relacionado propostas de aprendizagens a estruturas cognitivas do educando, organizando experiências, refletivo sobre o estudo, com participação ativa na solução de problemas com a apreciação de valores e diferenças individuais. O educador toma consciência do estudante no alcance de metas individuais, promovendo interações a partir da curiosidade intelectual, originalidade, criatividade, confrontações.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Querida...

    São pessoas como VC, que o mundo precisa. Pessoas capazes de se doar, por Amor ao que faz, por ser gente de verdade.

    Parabéns... Jesus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Querida Professora Lídia!
    Vc se importa com quem precisa de conteúdos assim... Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS POR ESSE BLOG MARAVILHO, QUE ESSES CONTEÚDOS ME AJUDEM SEMPRE, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  6. Professora,
    Uma pergunta: Essa é a visão da Jussara Hoffmam à respeito da avaliação Mediadora?
    É o resumo do livro?
    Obrigada
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Profª Lidia vc contribuiu muito para minha aprendizagem, li o livro e estava em duvidas com algumas coisas...
    Obrigada por se dedicar aos estudos

    Sandra

    ResponderExcluir
  8. Profª Lidia vc ão teria um resumo do O Currículo Construtivista na Educação Infantil
    Práticas e Atividades
    de Rheta DeVries

    Edição/reimpressão: 2004

    ResponderExcluir
  9. Profª Lidia vc teria o resumo do O Currículo Construtivista na Educação Infantil
    Práticas e Atividades
    de Rheta DeVries

    Edição/reimpressão: 2004
    Páginas: 260
    Editor: Diversos
    ISBN: 9788536301334
    Idioma: Português do Brasil

    ResponderExcluir
  10. eu não tenho. No momento estou estudando Arte e lecionando essa matéria.

    ResponderExcluir
  11. Prezada Lídia, li o resumo feito da minha obra e não confere com o sentido amplo do livro. Há expressões que não utilizo em seu texto e reprodução de sentenças em sequência que perdem o sentido abordado. Sugiro que releias o livro para fazer essa síntese, pois como está não irá contribuir com os professores, mas atrapalhá-los em suas provas e trabalhos. Com a intenção de contribuir, um abraço, Profa. Jussara Hoffmann, abril/2017

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Desculpa peguntar, você fez a alteração que a escritora (Profa. Jussara Hoffmann) descreveu acima.

    ResponderExcluir
  14. Olá professora queto deixar aqui meu muito obrigada pelo resumo, desse livro. Me ajudou muito, quando puder coloca o resumo do Paulo Freire. Desde já obrigada 😍

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada. Vai cair no concurso de Guarulhos.
    Tem alguém que vai prestar? para estudarmos e trocarmos informções?
    Edital na restadora VUNESP. Data prevista da prova 05/04/20

    ResponderExcluir