domingo, 14 de março de 2010

RESUMO DE LIVROS - REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília, 1988.

A LDB “garante a assistência gratuita a criança em creches (zero a três anos) e as pré-escolas que dão garantia a educação ás crianças de quatro a seis anos de idade.” A educação infantil passa a ser reconhecida como a primeira etapa da educação básica da criança.

Objetivo do referencial
Colaborar com as políticas e formação de programas de educação infantil, respeitando o desenvolvimento natural da criança, suas expectativas vividas, embasado no respeito à dignidade e as direitos da criança, nas suas diferenças individuais, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas, etc. o direito da criança brincar, expressar, pensar, interagir, e comunicar-se; o acesso aos bens sócio-culturais, ampliando o desenvolvimento de suas capacidades, expressão, comunicação, interação social, pensamento, ética e estética, socialização, participação e inserção as praticas sociais, sem discriminação, assistência a cuidados de sobrevivência e desenvolvimento de sua identidade.
Existe necessidade de estabelecer condição institucional pra a qualidade educacional deste trabalho, mas o referencial deixa aberturas, respeitando a diversidade da sociedade brasileira, portanto profissionais tem liberdade pra elaboração do currículo.

Creches e pré-escolas
São vistas como educação assistencialista que compensa carências, porem, a criança é reconhecida como um ser complexo que deve trabalhar sua integração entre os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Por causa dessas discussões sobre cuidar e educar, as propostas em educação infantil têm sido elaboradas.
As desigualdades sociais influenciam a infância e o modo de interagirem no mundo. A partir dessas interações elas constroem seus conhecimentos através de criação, significação e resignação.
Educação infantil deve ser concebida por todas as crianças fazendo cumprir o papel socializador, desenvolvendo suas identidade através de interações. Portanto educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que contribuam pra o desenvolvimento de capacidades infantis de relação interpessoal, atitude de aceitação, respeito e confiança, e acesso aos conhecimentos da realidade social e cultural.
Cuidar é valorizar capacidades ligadas as influencias de crenças, valores de saúde e do desenvolvimento infantil.
Ao brincar a criança imita a realidade transformando-a, assim ela cria, repensa fatos apresenta assim uma linguagem simbólica, abre espaço para experimentar o mundo e ter compreensão das pessoas, conhecimentos e sentimentos, mas reconhece a diferença entre brincar e a realidade. Quando o adulto oferece-lhe objetos, jogos, fantasias, espaço e tempo permitem enriquecer suas competentes imaginativas e organizadoras.
As interações devem ser feitas entre crianças da mesma idade e de idades diferentes, a aprendizagem deve relacionar-se com conhecimentos prévios, o professor deve estabelecer estratégias pra conhecer suas experiências, observando-as.
O professor deve propiciar ambiente acolhedor, organizar brincadeiras, discussões, aprendizagens orientadas dando-lhes oportunidade de expor pensamento, idéias, valores, levando em conta sua autoestima e confiança. Relacionar com novas informações e interações como a individualidade e a diversidade, desafios em atividades significativas, próximas as praticas sociais, como se escrever para enviar uma mensagem.
Quando sozinhas elaboram descobertas e sentimentos, pensamentos e ações proporcionando novas interações.
Considerar individualidade significa respeitar e valorizar como enriquecimento pessoal e cultural.

Educação Especial
Deve ser valorizar e promover o convívio com as diferenças, acrianças que convivvem com as particularidades desenvolvem valores éticos, côo dignidade, respeito ao outro, solidariedade, etc.
A LDB determina “a oferta de educação especial tem inicio na faixa etária de zero a seis anos”.
A integração depende da estrutura organizacional da instituição considerando: “grau de deficiência e as potencialidades de cada criança, idade cronológica, disponibilidade de recursos humanos e materiais, condições socioeconômicas e culturais da região, estagio de desenvolvimento dos serviços de educação especial já implantando nas unidades federadas”.

Profissional de educação infantil
Segundo a LDB até o final da década da educação somente serão admitidos profissionais habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço.
O profissional precisa ter competência polivalente e trabalhar com cuidados básicos e conhecimentos específicos precisam estar comprometidos com um projeto de qualidade e ter como parceiros familiares e a s crianças, deve encarar o projeto educativo como inacabado sujeito a debate e reflexões gerando mudanças sempre que necessário.

O processo educativo
Baseia pela idade de 0 a 6 anos e se realiza pela:
• Formação pessoal: trabalho de identidade e autonomia;
• Conhecimento do mundo: construção de linguagens e interações com objetos de conhecimento, trabalhando movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Segue a determinação da LDB quando a organização por idade, de 0 a 3 anos, creches ou entidades equivalentes, e de 4 a 6 pré-escolas.

Objetivos
Demonstram interação entre o projeto educativo e estabelece quais capacidades o educando pode desenvolver como resultado do trabalho de ordens físicas, afetivas, cognitivas, ética, estética, de relação interpessoais e inserção social.

Conteúdos
• Conceituais: construção de capacidade de lidar com símbolos, idéias e representações que darão sentido a sua realidade estabelecendo uma aproximação com a aprendizagem futura.
• Procedimentais: saber fazer, tomar decisões no percurso do fazer.
• Atitudinais: socializar, com atitudes de valores e normas, porem este não depende apenas da instituição, mas de todos responsáveis.
Conteúdos são selecionados conforme características e necessidades de cada grupo, de forma que lhes seja significativos, devem ser trabalhos integrando com a realidade em diferentes aspectos, porém sem fragmentá-lo.

Orientações Didáticas
Situam intenções e práticas que devem se nortear com:
• Organização do tempo: estruturadas dentro de um tempo didático, as atividades são agrupadas em modalidades permanentes, constantes relacionadas com a aprendizagem, prazer e necessidades básicas de cuidado com a criança, e seqüências de atividades com conhecimentos específicos em diferentes graus de dificuldades.
• Projeto de trabalho: conjunto de atividades visando um conhecimento específico com objetivo de resolver um problema ou obter um resultado final.
• Organização do espaço e seleção de materiais: usa áreas internas e externas para desenvolver atividades propostas.
• Observação, registros e avaliação formativa: são instrumentos de apoio da pratica pedagógica. Podem ser feito por gravações, fotos, registros. Acompanha, orienta, regula e redireciona o processo, reorientado a pratica da educação. Portanto é sistemática com o objetivo de melhorar a ação pedagógica.

Objetivos gerais da educação infantil
• Desenvolver uma imagem positiva de si, independente, confiante e perceber seus limites;
• Descobrir e conhecer seu próprio corpo, limites e valorizar hábitos de cuidados de saúde e bem estar;
• Estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças, fortalecer sua auto-estima, possibilitar comunicar o e interação social.
• Estabelecer e ampliar relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• Observar e explorar atitude de curiosidade percebendo-se integrante, independente e agente transformador.
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes linguagens para expressar idéias, sentimentos, necessidades e desejos, construindo significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
• Conhecer manifestações culturais, demonstrando interesse, respeito e participação valorizando diversidade.

Instituição, projeto educativo, condições externas
A proposta curricular vinculada com a realidade da comunidade local, deve se levar em conta as horas que a criança permanece na instituição, idade que iniciou na escola, alem da garantia de diversidades. Todo processo educativo deve ser trabalhado com professore, outros profissionais e técnico.
O ambiente deve ser seguro, tranqüilo e alegre, deve proporcionar benefícios para o desenvolvimento da aprendizagem, adaptando as necessidades dos alunos e exigências do conteúdo. para isso o professor precisa conhecer as necessidades dos alunos, respeitar as particularidades e auxiliá-los.
A direção da escola deve ser democrática e pluralista, propiciando um projeto dinâmico, favorecer a formação continuada e atualizações.
O professor deve saber fazer uso do espaço, do material oferecido pela escola, devem ser seguros, selecionando de acordo com a idade e o interesse do educando, deixando-os disponíveis ao aluno com fácil acesso. Assim como a mobília deve ser adequada ao tamanho dos alunos.
As organizações em grupos devem envolver vários fatores, como o tempo de permanência na escola, prever momentos de mais ou menos movimentos, reflexão, etc.
Os ambientes de cuidados devem estar adequados as faixas etárias, devem conhecer peculiaridades da criança através do dialogo com a família, que deve ter parceria com a escola, que devem respeitar suas estruturas, e preservar o direito da criança no âmbito familiar. Este acolhimento favorece o dizer não a discriminações e preconceitos.
Na entrada na instituição, deve se ser flexível diante dos problemas de comportamentos de crianças e familiares deve estabelecer uma relação de confiança e parceria de cuidados na educação visando o bem estar da criança. Deve se manter o cuidado com a família. Nos primeiros dias, a presença da mãe pode ser necessário até que a criança adquira confiança e estima pelo professor, ajudando-a na sua adaptação. Crianças vindas de famílias problemáticas devem ter toda atenção e serem ajudadas para minimizar os problemas. Assim quando a integridade física e mental da criança esta comprometida, é que se deve encaminhá-lo a instituições especializadas.
O remanejamento entre grupos de crianças deve ser evitado, assim como a substituição de professores deve ser feita de modo planejado, preparando a criança para essa situação, como também sua passagem para o ensino fundamental.
Crianças vindas de famílias problemáticas, devem ser auxiliadas e apenas quando sua integridade estiver comprometida deve ser encaminhada para instituições especializadas.

37 comentários:

  1. Boa noite, Lídia. Gostaria de parabenizá-la pela qualidade dos textos aqui postados. Vão me ajudar muito ao enfrentar a seleção do mestrado. Obrigada, Christina.

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  2. Gostei muito do seu blog vou indicá-lo para os professores do CIEP onde trabalho. Parabéns! Lilian

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  3. Muito obrigada Professora Lidia,
    O teu blog foi, hoje, de muita ajuda para mim.
    Li o resumo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ufa!
    Como deve ter notado, agora sou sua seguidora.
    Ate mais,
    Ita

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  4. Olá Lidia, gostei muito do seu blog, percebo que é uma apaixonda por livros eu também. Preciso de biografias sobre Literatura Infantil, sua origem e tipologia dos contos de fadas, classicos, mitos etc. Tem alguma indicação? Visite meu blog e envie e-mail se possivel. E-mail:reginac001@hotmail.com
    Link blog:http://reginapsicopedagoga.blogspot.com/

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  5. oi, gostei muito, pois me ajudou bastante, vou prestar um processo seletivo.....e para recordar o rcn, precisava de um resumo.....obrigada!!!

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  6. Oi gostei muito de todas as informações que tenho obtido no seu blog. Parabéns pelo trabalho.

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    1. olá ...prof....mande me umas listas de livros seus mais caindo em concursos para eu comprar ,,,,,principalmente esses seus de educação infantil ...ou se tiver como enviar uma conta bancaria para deposito de todos os resumos na area de educação infantil ....por favor comprarei estou preste a prestar processo seletivo dia 8de dezembro agora .....mande por email alguns resumos e numero da canta mande me um valor por quanto vc vende alguns resumos por favor ......

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  7. Parabéns pelo o seu blog. Muito proveitoso.Gostaria de saber se tem resumo de alguns livro que irei postar, estou precisando muito não consegui achar na internet.
    1. AVELINO, Luciara; CAMPOS, Sergio. A Terapia em Sala de Aula. São Paulo: Proton, 2010.
    10. KEPPE, Norberto da Rocha. A Libertação pelo Conhecimento. São Paulo: Proton, 2001, 2ª edição.
    11. KEPPE, Suely Maria. Novas perspectivas na Educação Infantil. São Paulo: Proton, 2007.
    1.BARBOSA, Ana Mãe T. B. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez Ed., 2002.
    2.BILLIOTTI, Fabrizio. A Manipulação através da Música. In: Psicanálise Integral, n. 28, p. 55 a 57, outubro 2003.
    São Paulo: Proton.
    4.LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. São Paulo: GEDH, 2002.
    a) ____________. A criança pequena e suas linguagens. São Paulo: GEDH, 2003.
    b) ____________. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: GEDH, 2001.
    c) ____________. Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Sobradinho, 2005.
    d) ____________. Diversidade na Sala de Aula. São Paulo: Sobradinho, 2005.
    e) ____________. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola. São Paulo: Sobradinho, 2002.
    f) ____________. Quando a Criança não aprende a Ler e a Escrever. São Paulo: Sobradinho, 2003.

    Desde já agradeço.

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  8. Olá! Quero te agradecer pois seu blog é maravilhoso e me ajudou muito. Gostaria de pedir se você tem alguma coisa sobre: Kishimoto, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeiras e educação; e Patto, Maria H. Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia.
    Abraços e aguado respostas.

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  9. Olá!eu gostaria de alguns resumo de livros ou biografia de autores : - AUTORES, OBRAS E ARTIGOS:

    BONDIOLI, A.; MANTOVANI, S. Manual de educação infantil: 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998; CAVICCHIA, D.C. O cotidiano da creche: um projeto pedagógico. São Paulo: Loyola, 1993. FERRERO, E. e TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.FREINET, C. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. HADDAD, L. A creche em busca de identidade. Perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. São Paulo: Loyola, 1991. HOFFMAN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1995. KRAMER, Sônia "Com a pré-escola nas mãos - Uma alternativa curricular para a Educação Infantil " - São Paulo: Ática, 2001; KISHIMOTO, Tsuko Morchida - "O jogo e a Educação Infantil" - São Paulo: Pioneira 1988; VYGOTSKY, L. S. O Desenvolvimento Psicológico

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  10. Gostaria de sua autorização em divulgar o texto dos resumos dos RCN's no blog da minha escola. Muito bom e com certeza, indicarei o seu blog no final do texto, pode ser?

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  11. Lógico, é um texto que deve ser acessível a todos da educação. há ainda algumas pessoas que divulgam o meu blog como entrada para qualquer outro conteúdo.

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  12. Oi Lídia, seu blog é ótimo e está me ajudando muito nos estudos para prestar concurso público.
    Um abraço!

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  13. Oi Lidia, adorei seu blog, está me ajudando muito! Já comecei a te seguir!!! Parabéns :)

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  14. Obrigada por nos ajudar,que DEUS ti abençõe.Que 2012 seja extremamente maravilhoso para você e sua família

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  15. Professora Lídia preciso muito do resumo desse livro: Uma Nova Metodologia Pré-Escolar. ASSIS, Orly Z.M.de

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  16. POxa Vanessa, no momento tenho atuado mais em ARte para o Ensino Médio. Não tenho esse conteúdo. Sinto muito.

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  17. Obrigada Rosangela, te desejo o mesmo.

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  18. Parabéns! Seu blog é de grande ajuda para nós professoras.... Que Deus continue te iluminando... Obrigada!
    Claudia Cardoso.

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  19. gostei muito do seu resumo ... ficou bem claro em poucas palavras.obrigado

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  20. Oi Lídia
    Parabéns pelo blog, ele é fantástico.
    Preciso do resumo dos cadernos da escola da vila, volumes 1, 4 e 5, de zelia cavalcanti.
    se puderes me ajudar te agradeço muito...
    Bjos
    Jan

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  21. Adorei Lídia, estou no último período de Pedagogia, vou começar o estágio na Educação Infantil. Este resumo será muito útil para mim.

    Beijos!

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  22. Olá...Adorei o seu Blog!Gostaria de saber se você tem disponível,resumos dos seguintes Autores:

    1. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.
    2. AVELINO, Luciara; CAMPOS, Sergio. A Terapia em Sala de Aula. São Paulo: Proton, 2010.
    3. ARROYO, MIGUEL G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
    4. BILLIOTTI, Fabrizio. A Manipulação através da Música. In: Psicanálise Integral, n. 28, outubro 2003. São Paulo:
    Proton.

    14
    5. CORTELLA, Mario Sergio. O que a vida me ensinou. São Paulo: Saraiva-Versar, 2009.
    6. DANTAS, H.; OLIVEIRA M.P.K; TAILLE Yves; “Piaget Vigotsky” Wallon, Teorias Psicogenéticas em Discussão “ –
    SP.Edit Summus, 1992.
    7. Declaração de Salamanca. Disponível em: www.mec.gov.br
    8. DUARTE Jr., João Francisco. Por que Arte Educação? Campinas, SP: Papirus, 2003.
    9. FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 32ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
    10. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    11. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora – Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto
    Alegre: Mediação, 1998.
    12. GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Série Educação Cidadã. São Paulo:
    Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
    13. GENTILLI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). A Cidadania Negada: Políticas de Exclusão na Educação e no
    Trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.
    14. KEPPE, Norberto da Rocha. A Libertação pelo Conhecimento. São Paulo: Proton, 2001, 2ª edição.
    15. KEPPE, Suely Maria. Novas perspectivas na Educação Infantil. São Paulo: Proton, 2007.
    16. MANTOAN, Maria Teresa Egler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo:
    Moderna, 2003.
    17. MEIRA, M. E. M. e ANTUNES, M.A.M. Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003. –

    meu e-mail-camposterra@hotmail.com

    Obrigada!!

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  23. oLA PARABENS,
    gostaria dse saber se teria o resumo do livro de
    Fabrizio BILLIOTTI, A Manipulação através da Música. Muito obrigada.

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  24. ola adorei seu blog, você tem o resumo do livro ALFABETIZAÇÃO SEM O BA,BE,BI,BO,BU de Luis Carlos Cagliari, se tiver vc me manda pór email, cristiane.santosf@hotmail.com

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  25. Gostei muito de seu blog , será que haveria a possibilidade de me dar uma ajuda postando os resumos desses livros :

    BRASIL/MEC.Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, 1998
    BRASIL/MEC. Indicadores de qualidade na Educação Infantil, 2009.
    25
    BARBOSA, Maria Carmem S. Por Amor e por Força – rotinas na educação infantil. Porto
    Alegre: Artes Médicas, 2008.
    BARBOSA, Maria Carmem; Horn, M G S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto
    Alegre: Artes Médicas, 2008.
    CAMPOS, Maria Malta; Rosemberg, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que
    respeite os direitos fundamentais da criança. MEC/Brasil, 2009, 2ª Edição.
    CORSINO, Patrícia. Educação infantil: cotidiano e política. São Paulo: Autores Associados,
    2009, 1ª edição.
    FARIA, Ana Lúcia Goulart; Mello, Suely Amaral. O Mundo da Escrita no Universo da
    Pequena Infância. Autores Associados: São Paulo, 2005.
    FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra. 17ª
    Edição, 2007.
    Fundação Carlos Chagas. Consulta sobre Qualidade na Educação Infantil: o que pensam e
    querem os sujeitos desse direito. Cortez, São Paulo, 2006.
    HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre as
    crianças. Porto Alegre: Mediação, 1996.
    KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo:
    Editora Cortez, 2008, 11ª edição.
    KRAMER, Sônia (org.). Infância e Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2007. 6ª Edição.
    MELLO, Ana Maria e cols. O dia a dia das creches e pré-escolas: crônicas brasileiras.
    ARTMED: Porto Alegre, 2010.
    OLIVEIRA, Zilma, Ramos de. A criança e seu desenvolvimento. São Paulo: Editora Cortez,
    2000.
    OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora
    Cortez, 2002.
    SME - RJ/Gerência de Educação Infantil. Orientações Curriculares para Educação Infantil.
    2010. http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/Orientacoes_Curriculares_Net.zip
    SME – RJ/ Gerência de Educação Infantil. Orientações para os profissionais da Educação
    Infantil. 2010. http://fjg.rio.rj.gov.br/publique/media/ManualdeOrientacoesSMEfinal.zip
    SME - RJ/ Gerência de Educação Infantil. Caderno de Planejamento da Educação Infantil.
    2011. http://200.141.78.79/dlstatic/10112/1879834/DLFE-228972.pdf/VOLUME1..pdf

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  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  27. Primeiramente parabenizo pelo seu trabalho, porque achei muito bem feito.
    Agora pergunto: O mesmo baseia-se nos três volumes?

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  28. ainda bem que encontrei seu blog pois foi de muita ajuda!!!!!
    muito obrigada mesmo!!!!!!!

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  29. Olá professora Lídia,
    Adorei o seu blog, foi muito importante para mim os conteúdos e admirei muito o seu trabalho com arte, desejo muito sucesso para você e seu livro.

    Gostaria de saber se você teria resumo dos livros:
    - Antunes "A linguagem do Afeto: Como ensinar virtudes e transmitir valores"
    - Moretto "Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências" e "Prova - um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas"

    Meu e-mail tatifraga@hotmail.com

    Muito obrigada!

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  30. ADOREI .....SEU BLOG...VAI ME AJUDAR MUITO....POIS ESTOU ESTUDANDO PARA A PROVA SE ED. INFANTIL....SEREI SUA SEGUIDORA FIEL ....APARTIR DE AGORA...ABRAÇOS....LUCIANA PIRACICABA SÃO PAULO.

    MEU E-MAIL lucy_moura2@hotmail.com

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  31. Olá Lídia, muito interessante seu blog, tem nos ajudado muito,principalmente com material para concurso.Valeu por nos ajudar!

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  32. Ola Ligia
    Gostei demais do seu blog, esta sendo de grande ajuda.
    Estou me preparando para um concurso, e preciso de ler varios artigos e livros.
    Estou tentando encontrar os resumos de : Diversidade e Aprendizagem, Diversidade na Sala de Aula, Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola, quando a criança não aprende ler e escrever, todos de Sobradinho, se vc puder postar ou me mandar fico muito grata. Abraços.
    Noemi - noalvares@yahoo.com.br

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  33. Olá adorei seu blog ainda mais agora que sou celetista e todo ano tenho que prestar o concurso. Dessa vez pediram 2 livros Fundamentos da educação infantil-enfrentando o desafio de Janet Moyles e Sistema de escrita alfabética de MORAES, A.G tem o resumo de algum deles?

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