sexta-feira, 12 de março de 2010

RESUMO DE LIVROS - VYGOTSKY, Lev.S . A Construção do Pensame

VYGOTSKY, Lev.S . A Construção do Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Há uma interação constante e interrupta entre o processo interno e influências do mundo social. A interação social e e por uso de signos se dá oelas Funções Psicológicas Superiores, FPS, isto é, a consciência e o controle são constituídos pela cultura e símbolos, onde: a representação mental e a significação dos símbolos (cultura) internaliza no indivíduo e dá-se o comportamento neste processo; e a palavra, o signo, tem função de mediar interações sociais, permitindo a apropriação de diversos bens .
O pensamento infantil assume uma direção social ao individual.
A elaboração da consciência ocorre a partir de uma crescente apropriação dos modos da ação culturalmente elaborados, apropriados pelo contato social, pelo processo de internalização.

A fala egocêntrica
As origens sociais do funcionamento mental em direção do desenvolvimento intelectual prosseguem do social ao individual pela internalização, fala e as relações sociais são interiorizadas e organizadas e atuam sobre as atividades. Inicialmente comunicativas vão constituir atividade mental, verbalizada e intelectiva de formação de processos côo imaginação, organização, planejamento, memória, vontade, etc.
As falas podem ser:
• exterior, oral; egocêntrica, da criança até 4 anos; é expandida e vocalizada como característica de fala para o outro.
• e interior, através de pensamento; Aos sete, oito anos, ela se torna abreviada e deixa de ser egocêntrica e se torna internalizada.
O pensamento e a fala unem-se em pensamento verbal. Neste significado há um sentido cognitivo e um afetivo, que sempre estão intimamente entrelaçados.

A formação de conceitos passa por três estágios:
1.sincrético – agrupamento de objetos com nexos vagis e subjetivos;
2.complexo – agrupamento por fatos, concretos, não lógicos, por isso variáveis;
3.conceitos – abstrai-se suas características e resume-se em síntese.
A linguagem organiza o conhecimento.
Os conceitos são espontâneos, sem organização do cotidiano e científico quando sistemático e organizados, incluem-se num sistema mediado por símbolos e implica FPS.
Através da aprendizagem a criança desperta os processos de desenvolvimento porque o cérebro trabalha a atividade psicologia e a cultura tornando-se o homem biológico e cultural, em sócio-histórico. Mas cada um dá um significado particular a essas vivências.

A memória, a percepção, a atenção e o pensamento são funções mentais. O cognitivo e o afetivo unem-se e organiza a consciência e faz-se compreender o pensamento. Assim, a consciência é a organização do comportamento imposto por práticas sócio-culturais.

5 comentários:

  1. Comente a estratégia de “rede” em que se baseia a organização do currículo integrado;
    N entendi a pergunta

    ResponderExcluir
  2. lidia, me chamo eliene, sou pedagoga e gostaria de lhe pedir que poste um resumo do livro de Perrenoud,p, As competências para ensinar no século xxI: a formação dos professores e o desafio da avaliação, educação escolar brasileira: o que trouxemos do século xx?Mello,Guiomar nmo de. Desde ja eu aagradeço e adoro o seu blog...

    ResponderExcluir
  3. Olá me chamo tatah e gostaria de dizer que seu blog é muito bom, pois você ajuda as pessoas, que como eu, estamos prestando concurso e não temos condição de comprar os livros. mais uma vez muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Os assuntos abordados aqui, são excelentes!

    ResponderExcluir
  5. Profa. Lidia,
    Estou muito feliz em saber que tem literalmente uma pessoa especial como você, para nos incentivar a ler e estudar em tempos de crise obrigada querida.

    ResponderExcluir